SALVE O RIO CANHOEIRA, ELE SOFRE COM A FALTA DE OXIGÊNIO E OS PEIXES ESTÃO MORRENDO!

sábado, 28 de janeiro de 2012

ALEMÃO JÁ ESTÁ PRESO EM SALVADOR

Brasília - O alemão Dieter Erhard Fritzchen Stieleke, de 57 anos, condenado no Brasil em 2010 a 5 anos e 6 meses de prisão por tráfico de pessoas, chegou hoje (28) a Salvador, onde vai cumprir a pena. Ele foi extraditado pelo governo do México, onde vivia. Ele veio escoltado pela Polícia Federal e vai ficar à disposição do juiz da Vara de Execuções Penais da Bahia, que vai determinar o encaminhamento para o presídio onde será cumprida a sentença.

Stieleke foi preso em flagrante há quatro anos no Aeroporto de Salvador, quando tentava embarcar para a Alemanha com três brasileiras que seriam exploradas sexualmente na Europa. A diretora do Departamento de Estrangeiros, da Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, Isaura Miranda, avalia que conseguir trazer de volta um estrangeiro condenado "é um fato inédito, porque prender e processar estrangeiros pelo crime de tráfico de pessoas é muito difícil". No caso do alemão, a prisão em flagrante, ocorrida no Aeroporto de Salvador, facilitou o processo.

É a primeira vez que o Brasil consegue trazer condenados estrangeiros que fugiram do país, seja por tráfico de drogas ou de pessoas. O fato de o réu morar no México facilitou a extradição, o que não seria possível se ele morasse no país natal, a Alemanha, que não atende a esse tipo de pedido em relação a seus cidadãos, explicou Isaura Miranda. O Brasil tem em vigor, atualmente, 21 tratados de extradição com outros países e há 23 que estão sendo negociados.

Estão presos no país, de acordo com a diretora, mais de 3 mil estrangeiros acusados de diversos tipos de crimes, principalmente tráfico de drogas. Após o cumprimento de pena, eles podem continuar vivendo aqui, se forem casados com cidadãos brasileiros ou tiverem filhos nascidos aqui. Do contrário, são extraditados para os países de origem. A Justiça assegura a qualquer cidadão, no entanto, independentemente de nacionalidade, o amplo direito de defesa, conforme destacou a diretora.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CLUBE DO POETA SUL DA BAHIA REALIZA ELEIÇÕES NESTA-QUINTA.

(A foto abaixo, clicada por Joselito dos Reis, mostra um grande encontro entre os poetas: Azulão Baiano, Adeildo Marques e Clovisnaldo Argôlo, candidato a presdiencia do Clube do Poeta Sul da Bahia)

Azulão, Adeildo e Clovisnaldo
O Clube do Poeta Sul da Bahia realiza nesta quinta-feira (25), a sua 10ª eleição para eleger sua nova diretoria, biênio (2012/2014). Até o momento, só uma chapa, intitulada “Cultura Levado a Sério”, foi inscrita. A mesma é encabeçada pelos poetas: Clovisnaldo Argolo e Antonio Oliveira.

Ainda compõem a chapa: Elgê Santos Machado, Jorge Moral, Walmir do Carmo, Jailton Alves, Juarez Vicente, Romilton Telles, Glória Brandão, Wellington Borniêr, Maria Alice, Donaciano Macêdo, além Da escolha do novo Conselho Fiscal formado por: Adeildo Marques (presidente) Sônia Amorim, Antonio Baracho, Jaffet Ornellas e Aldo Bastos (suplentes).

Obedecendo todas as normas que rege o estatuto da entidade, a chapa apresentada já foi homologada pelo presidente do Conselho Fiscal, Joselito dos Reis.

O pleito que se inicia às oito horas e encerramento às dezessete horas terá como local, a sede provisória do Clube do Poeta Sul da Bahia, no Centro de Cultura Adonias Filho,. Tudo indica, que pelo prazo estipulado pelo estatuto da entidade, a chapa “Cultura Levada a Sério” não terá concorrentes.

O atual presidente Adeildo Marques, que foi eleito por duas vezes e não pode mais concorrer ao cargo, devido as normais estatutárias, considerado um dos excelentes gestores, inclusive, elevando o Clube, à Categoria de Utilidade Pública Municipal, nos informou que continuará na luta, como membro da nova diretoria para brigar e elevação também da entidade à Categoria de Utilidade Pública Estadual.

Ao mesmo tempo, aproveita a oportunidade para convidar todos os sócios da entidade para exercerem a sua cidadania dando o seu voto visando eleger o novo Presdiente.

Foto: Joselito dos Reis

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mestre de Itabuna participa de Campeonato de Karatê em Salvador

Mestre Pedrinho
(Há mil anos surgia o Kon-Fu na China, enquanto o Karatê, descendência dessa modalidade de luta surgiu e foi implantada no Japão, através do mestre Chao-Lin)

O mestre Yonamine, 10 DAN, a direita

Foi realizado na capital do nosso Estado, no período de 13 a 15 de Janeiro, do Curso de Capacitação de Karatê Interestilos da Bahia/2012, com a participação do Shidoshi Yonamine e Ivo Rangel, 9º DAN. Os dois Mestres são os maiores nomes da especialidade hoje no mundo e mais expressivo no contexto da Goju-Ryu no Brasil.

O mestre Yonamine, faixa preta 10° Dan, a sua associação lidera o ranking paulista com mais de 100% de pontos de vantagem sobre a segunda colocada, tanto individual quanto por equipe. É também membro da Comissão Internacional de Arbitragem, sendo o primeiro árbitro da América do Sul, credenciado pela WKF em duas categorias: kata e kumitê.

Yonamine ministrou artes marciais, além do Brasil, nos países do Chile, Portugal, Argentina, Suriname, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Romênia.
Detectou diversos títulos a nível nacional e internacional, como atleta e, principalmente, como técnico.

Avaliação positiva

Foi com todo esse rico cenário e um currículo de um Mestre das artes marciais mundiais, que o nosso Shindoin Pedro Ramos Ribeiro, 48 anos, filho de Marau, e com 35 anos de Itabuna, já considerando aqui a sua segunda terra, participou desse importante encontro em Salvador, que no período se tornou a capital mundial do Karatê.

Mestre Pedrinho, um incentivador

Pedrinho maneja a espada japonesa
Pedro Ramos, o nosso popular “Pedrinho”, além de ser um grande incentivador desse estilo de esporte em nossa região. A sua participação no Campeonato foi muito notada pelos mestres de outras regiões, devido a sua dedicação e desempenho. Mestre em Karatê, faixa preta, 2º DAN, Pedrinho nos informou que se sentiu muito prestigiado e agradecido de ter surgido essa grande oportunidade para mostrar o seu desempenho e, principalmente, o de ter adquirido mais conhecimentos, para ser aplicado aos seus alunos em Itabuna.

Ainda informou que o curso foi aberto a todos os praticantes de karatê, independente da Entidade Federativa a que são filiados.

O mestre Pero Ramos, que ministra várias categorias de esportes em diversos clubes sociais de Itabuna, já passando pelo GTC, Itabuna Esporte Clube. É também coordenador geral do sul da Bahia da Federação de Karatê Interestilos da Bahia.

A sua Academia KIAI Karatê Clube fica localizadas na Praça São Sebastião, 80, bairro de Fátima, Itabuna-Bahia।


Por: Joselito dos Reis

JUÇARA COMETE CRIME ELEITORAL

Ao afirmar que já candidata a prefeita de Itabuna nas eleições de outubro de 2012, Juçara Feitosa, do Partido dos Trabalhadores comete crime eleitoral.

Por mais leiga que seja qualquer pessoa sabe que para ser candidata terá que passar por uma convenção. E as convenções partidárias para as eleições de 2012 somente acontecerão de 10 a 30 de junho (fica a critério do partido ou coligação).

Qualquer partido ou coligação está à vontade para ingressar com uma ação na Justiça Eleitoral, a partir da afirmação da candidata que confirmou a sua candidatura, mesmo sem ser aprovada pela convenção. Ou será que os petistas pensam que estão acima da lei?

A candidata Juçara Feitosa parece que aprendeu fazer demagogia com o seu marido deputado Geraldo Simões.

Afirma ela em sua entrevista ao blog Políticos Sul da Bahia que Itabuna está sem planejamento e sem comando e que ela com apoio dos governos Dilma e Wagner vai fazer uma brilhante administração.

Será que a senhora candidata pensa que a população de Itabuna está “engolindo” mentiras? O seu marido, atual deputado federal, Geraldo Simões, foi prefeito de Itabuna de 1993 a 1997 e nada fez pelo município. Perdeu as eleições de 1998 e eleito novamente e governou Itabuna de 2001 a 2004, com a promessa de fazer muito mais e nada foi feito. Isso quer dizer que enganou o povo.
O prefeito José Nilton Azevedo Leal está de bem com a população mais pobre de Itabuna, mas está incomodando os poderosos. Sabem qual o motivo? Está trabalhando pelo povo carente que mora nos bairros abandonados nos últimos 30 anos.
Isso a candidata Juçara Feitosa não fala. Não diz que seu marido, o ex-prefeito Geraldo Simões investiu o dinheiro do povo em esgoto condominial que entupia apenas com papel higiênico e que o prefeito Azevedo teve que fazer uma rede de esgoto decente para que a população pudesse pisar nas ruas.

Alguns petistas afirmam que o governo federal está investindo em Itabuna. É uma prova que o prefeito Azevedo, mesmo do DEM tem prestígio e isso prova a incompetência do ex-prefeito Geraldo Simões que mesmo sendo compadre do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva não soube conseguir recursos.

O certo é que o desespero é patente. É que o governo Azevedo é um governo de realizações. É um governo que preocupa tanto, que faz a candidata Juçara Feitosa cometer um grave crime eleitoral e perder a candidatura! (Juarez Vicente de Carvalho)

sábado, 21 de janeiro de 2012

JUÇARA COMETE CRIME ELEITORAL

Ao afirmar que já candidata a prefeita de Itabuna nas eleições de outubro de 2012, Juçara Feitosa do Partido dos Trabalhadores comete crime eleitoral.

Por mais leiga que seja qualquer pessoa sabe que para ser candidata terá que passar por uma convenção. E as convenções partidárias para as eleições de 2012 somente acontecerão de 10 a 30 de junho (fica a critério do partido ou coligação).

Qualquer partido ou coligação está à vontade para ingressar com uma ação na Justiça Eleitoral, a partir da afirmação da candidata que confirmou a sua candidatura, mesmo sem ser aprovada pela convenção. Ou será que os petistas pensam que estão acima da lei?

A candidata Juçara Feitosa parece que aprendeu fazer demagogia com o seu marido deputado Geraldo Simões.

Afirma ela em sua entrevista ao blog Políticos Sul da Bahia que Itabuna está sem planejamento e sem comando e que ela com apoio dos governos Dilma e Wagner vai fazer uma brilhante administração.

Será que a senhora candidata Pansa que a população de Itabuna está “engolindo mentiras? O seu marido, atual deputado federal Geraldo Simões foi prefeito de Itabuna de 1993 a 1997 e nada fez pelo município. Perdeu as eleições de 1998 e foi eleito novamente e governou Itabuna de 2001 a 2004, com a promessa de fazer muito mais e nada foi feito. Isso quer dizer que enganou o povo.

O prefeito José Nilton Azevedo Leal está de bem com a população mais pobre de Itabuna, mas está incomodando os poderosos. Sabem qual o motivo? Está trabalhando pelo povo carente que moram nos bairros que foram abandonados nos últimos 30 anos.

Isso a candidata Juçara Feitosa não fala. Não diz que seu marido, o ex-prefeito Geraldo Simões investiu o dinheiro do povo em esgoto condominial que entupia apenas com papel higiênico e que o prefeito Azevedo teve que fazer uma rede de esgoto decente para que a população pudesse pisar nas ruas.

Alguns petistas afirmam que o governo federal está investindo em Itabuna. É uma prova que o prefeito Azevedo, mesmo do DEM tem prestígio e isso prova a incompetência do ex-prefeito Geraldo Simões que mesmo sendo compadre do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva não soube conseguir recursos.

O certo é que o desespero é patente. É que o governo Azevedo é um governo de realizações. É um governo que preocupa tanto que faz a candidata Juçara Feitosa cometer um grave crime eleitoral e perder a candidatura! (Juarez Vicente de Carvalho)

JUÇARA FEITOSA: “NESTE GOVERNO FALTA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO”. João Matheus publicou em 21/jan/2012 .


.
Este blogueiro entrevistou nesta semana a pré-candidata a prefeita de Itabuna, Juçara Feitosa (PT), a mesma garantiu que será candidata a prefeita e falou sobre seus projetos para a cidade. Veja abaixo.

Políticos do Sul da Bahia: A SENHORA FOI CANDIDATA EM 2008, TEVE UMA EXPRESSIVA VOTAÇÃO, MAS FICOU NA SEGUNDA COLOCAÇÃO. A CANDIDATA JUÇARA DE 2012, ESTÁ MAIS PREPARADA QUE A DE 2008?
Juçara Feitosa- Foi com coragem e confiança que coloquei o meu nome, a primeira mulher a ser candidata à prefeita de Itabuna. Obtive uma expressiva votação, o que me deixou muito agradecida ao povo de Itabuna. Em reconhecimento fui convidada pela coligação vitoriosa do governador Wagner e pelo meu partido o PT para ser suplente do senado federal.
Além disso, realizamos importantes ações na secretaria de desenvolvimento social e participamos de grandes projetos na administração de Geraldo Simões, o que demonstra que estou preparada para exercer com dignidade e competência qualquer mandato.

PSBahia- A SENHORA JÁ ESTÁ ELABORANDO UM PLANO DE GOVERNO PARA APRESENTAR PARA O ELEITORADO DURANTE A CAMPANHA?
Juçara Feitosa- tenho conversado com alguns segmentos da nossa cidade e queremos redefinir rumos para a retomada do desenvolvimento de Itabuna que hoje perde importância entre as grandes cidades baianas.
Vamos desenvolver ações para reduzir índices como o da mortalidade infantil, dengue, violência e desemprego.
Pretendemos ouvir os partidos que irão compor nossa coligação e elaborar um planejamento para melhoria dos bairros, atendimento à saúde, qualidade da educação e execução de programas sociais, mas principalmente ouvir o povo nas suas reivindicações.

PSBahia- SENDO ELEITA, QUAL SERÁ A PRIORIDADE NO GOVERNO?
Juçara Feitosa- Nossa prioridade inicial será reverter o estado lastimável que se encontra a saúde pública. Vamos garantir o atendimento, o respeito, o bom funcionamento dos postos, e aplicação de recursos será fundamental para a retomada da gestão plena para Itabuna. Não adianta fazer abaixo-assinados, colocar a culpa no governo do estado em tudo e não fazer o dever de casa. Dinheiro não falta.

A equipe de governo que é desafinada e sem rumo. E o povo sofre. Itabuna precisa de mais investimentos, pavimentação de ruas, organização do trânsito, projetos culturais, atração de empresas. Temos muito a fazer para promover o resgate de Itabuna e vamos promover uma gestão com participação popular e de todos os segmentos da sociedade organizada.

PSBahia- ATÉ O MOMENTO O GOVERNADOR WAGNER NÃO REALIZOU UMA GRANDE OBRA EM ITABUNA. A SENHORA ACHA QUE ISSO PODERÁ ATRAPALHAR DURANTE A CAMPANHA?
Juçara Feitosa- Wagner tem sido liberado recursos para investimentos em Itabuna. O governo do estado realizará uma obra importante para Itabuna que é a barragem do rio colônia e as audiências públicas para execução do projeto já começaram. São mais de 60 milhões em investimentos estadual e federal essa obra credenciará Itabuna a receber grandes investimentos e outros empreendimentos. Integrar Itabuna nesse eixo de desenvolvimento com a ferrovia oeste-leste, o porto sul e um novo aeroporto é fundamental.
O governador Wagner também teve papel fundamental na implantação da Universidade Federal em Itabuna. A construção de moradias com o projeto “minha casa, minha vida”‘, e muitos recursos federais que tem vindo para Itabuna são fruto de reivindicações de investimentos para Bahia feitas pelo governador.Portanto o que iremos propor para Itabuna é um novo projeto, em que ogoverno federal (presidente Dilma), governo do estado(governo Wagner) e um governo doPT possam agir numa só sintonia beneficiando ainda mais Itabuna.

PSBahia- A ÚLTIMA VEZ QUE O PT VENCEU UMA ELEIÇÃO PARA PREFEITURA DE
ITABUNA FOI EM 2000. DESDE ENTÃO, PARADOXALMENTE, O DEM ESTÁ NO PODER. EM SUA OPINIÃO, POR QUAL MOTIVO O PT ESTÁ ESSE TEMPO TODO FORA DO PODER EM ITABUNA?
Juçara Feitosa- O PT governou Itabuna entre 2001 e 2004 e só teve dois anos com a gestão de Lula, iniciando a implantação do gasoduto que gerou centenas de empregos, ampliou o sistema de abastecimento de água, construiu escolas,, moradias como a nova bananeira, e condomínio novo jaçanã, reduziu a mortalidade infantil,pavimentou vários bairros, implantou vários projetos sociais. Lançamos, com recursos próprios, o alimenta Itabuna, um programa municipal nos moldes do bolsa família, implantamos CREAD, CEPRON, referenciando Itabuna com grande pólo de serviços na saúde.
Deixamos vários projetos encaminhados, inclusive os projetos do canal da Amélia Amado e da barragem. Com lula, todos os prefeitos passaram a receber recursos federais, não existe perseguição como antes. Hoje os recursos chegam à cidade mesmo o governo sendo do DEM, mas claramente não existe harmonia de projetos. O PT continua investindo na cidade, até porque não se vê investimento com recursos próprios, a maioria dos investimentos é do governo federal..
PSBahia- E COMO A SENHORA AVALIA O GOVERNO DO PREFEITO CAPITÃO AZEVEDO?
Juçara Feitosa- Quem deve avaliar é o povo, e pelo que sei existe uma grande insatisfação e desejo de mudança. Neste governo falta planejamento, organização, transparência e, principalmente, comando.

PSBahia- E EM RELAÇÃO A COMPOSIÇÃO POLÍTICA. A SENHORA PRETENDE TER
QUANTOS PARTIDOS NA SUA COLIGAÇÃO?
Juçara Feitosa- Trabalharemos para fazer uma boa composição política, principalmente com os partidos da base dos governos estadual e federal. Queremos eleger um bom número de vereadores e mobilizar a população no sentido de dar novos rumos à Itabuna, numa grande união governo federal, com Dilma, com Wagner e um governo municipal do partido dos trabalhadores.

PSBahia- EM ITABUNA EXISTE O COMENTÁRIO QUE O DEPUTADO FEDERAL GERALDO SIMÕES SERÁ O CANDIDATO A PREFEITO DO PARTIDO,JÁ QUE ELE ESTÁ MAIS NA MÍDIA QUE A SENHORA. PARA FINALIZAR ESSA DÚVIDA, A CANDIDATA DO PARTIDO SERÁ A SENHORA?
Juçara Feitosa- Já existe um consenso no PT em torno do nosso nome, tanto que estamos em fase de pré-campanha, conversando com os partidos aliados e intensificando os contatos com a população. Entendemos também que é importante a manutenção do mandato de Geraldo Simões como deputado federal, reivindicando em Brasília benefícios para Itabuna e o sul da Bahia.

JUÇARA CONFIRMA CANDIDATURA
21/jan/2012 . 17:34 | Autor: Seu Pimenta

A petista Jçara Feitosa concedeu entrevista ao blog Políticos do Sul da Bahia e confirmou que será ela a candidata petista à Prefeitura de Itabuna. As respostas da ex-secretária de Desenvolvimento Social do município são recheadas de petardos contra a administração do prefeito Capitão Azevedo, classificada por ela como “desafinada e sem rumo”.
Juçara fala em conversar com partidos aliados para definir projetos e indica que teria como prioridades reduzir índices como os da dengue e da mortalidade infantil.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

SUSPEITO DE HOMICÍdio FOI APRESENTADO


Apresentado assassino de garota de programa

Em liberdade condicional desde o ano passado, Manoel Santos Silva, 32 anos, foi preso, na madrugada desta quarta-feira (18), por uma guarnição da Polícia Militar, depois de estrangular, com uma toalha de banho, a garota de programa Soraia da Silva, conhecida como a “Carioca”. O crime ocorreu dentro do banheiro de um dos quartos do hotel Ibiza, localizado na Praça da Sé.

A princípio encaminhado para a Deltur, ele foi apresentado à imprensa na tarde de hoje (18), nas dependências do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Em depoimento à delegada Joana Angélica Santos, confessou que matou Carioca depois de surpreendê-la tentando furtá-lo. Primeiro deu um soco no rosto da mulher, que estava com uma lâmina de barbear nas mãos, e depois a estrangulou enquanto ainda estava zonza. Em seguida, foi a recepção do hotel e devolveu a chave do quarto, alugado por R$ 34 o pernoite.

Questionado pelo recepcionista sobre o paradeiro da garota de programa, disse que tinha ficado no quarto dormindo. Como pelas normas da casa, não poderia deixá-lo sair sem a companheira, o funcionário pediu para que Manoel o acompanhasse de volta ao quarto, cuja porta estava trancada. Sem saída, o criminoso admitiu que matara Carioca, obrigando o recepcionista a fechar a saída do hotel e a chamar a polícia.

Manoel disse à delegada que eles se conheceram poucas horas antes do delito, ao ser abordado num bar da região da Praça da Sé, quando Carioca procurava clientes. Acrescentou ainda que tinham ingerido bebida alcoólica e consumido cocaína. Autuado em flagrante, por prática de homicídio, ele retorna ao presídio Regional de Lauro de Freitas, para, inicialmente, cumprir pena de seis anos por furto.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MORRE EMPRESÁRIO DE ITABUNA

Um morto e quatro feridos. Foi o saldo do acidente que acontece hoje à tarde na estrada de Maraú. Morreu no acidente automobilístico o publicitário Wesley Andrade, dono da empresa Câmara 1. As quatro pessoas acidentadas estão internadas no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (HBLEM), em Itabuna.

Até o momento não há uma versão lógica sobre o acidente que vitimou o empresário Wesley Andrade. Nas próximas horas a Polícia Rodoviária dará uma versão oficial, assim como as pessoas que sobreviveram ao acidente.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

QUE VERGONHA!

Prestem bem atenção o que uma pessoa é capaz de fazer com raiva e inveja. É capaz de tudo! A vítima é o presidente do Centro de Cultura Adonias Filho, o ator, diretor, poeta Aldo bastos que tem uma folha de serviços na área da cultura prestada a Itabuna e região cacaueira.
Dois ex-funcionários queriam mandar mais que o diretor. Queriam fazer do Centro de Cultura Adonias Filho suas casas. Foram impedidos. Cada um tomou o seu rumo. Agora querem “armar” para cima de Bastos com denúncia vazia: corrupção.
Quem conhece Aldo Bastos e tem um pouco de discernimento sabe muito bem da capacidade e seriedade do ator. A sua competência e credibilidade geraram várias parcerias. É só observar como ele encontrou o Centro de Cultura e como está o centro de cultura.
Mas como dizem muitas pessoas “a inveja é uma merda”. Eu por exemplo confio, acredito e bato palmas para o ser humano Aldo Bastos, o artista Aldo Bastos, o diretor Aldo Bastos. Posso dizer isso porque sou de corrente política contrária a sua. Não é por isso que vou desmerecer o seu trabalho.
Os artistas de Itabuna e da região devem bater palmas, devem agradecer a Aldo Bastos pelo soerguimento do teatro na região que estava abandonado.
Aldo Merece respeito, consideração e aplausos. Não será essa picuinha que irá provocar a exoneração do mesmo. Até porque secretários, governo e o próprio deputado federal Geraldo Simões que estão sendo pressionados para que exonerem Aldo Bastos o conhecem e sabem perfeitamente ele é inocente e que a inveja, a incompetência têm sido responsáveis por esses mesquinhos ataques. (Juarez Vicente de Carvalho)

JURI PODE TERMINAR HOJE EM ALAGOAS

Julgamento do caso Ceci Cunha pode terminar antes do previsto

Maceió - O julgamento do assassinato da deputada Ceci Cunha (PSDB-AL), previsto inicialmente para terminar amanhã, pode ser concluído ainda nesta terça-feira.

A Justiça Federal em Alagoas começou a julgar a morte da deputada e de três parentes, ocorrida há 13 anos, na manhã de ontem. A primeira etapa do processo – oitiva das testemunhas de defesa e de acusação – terminou antes do previsto, já que houve dispensa de algumas testemunhas, assim como a ausência de outras por motivo de saúde.

Assim, a segunda fase do julgamento, que deveria começar somente hoje, foi iniciada ainda na tarde de ontem, com o interrogatório dos réus.

Ceci Cunha foi assassinada em 1998, logo depois de ser diplomada no cargo. Seu suplente na época, o ex-deputado Talvane Albuquerque é acusado de ser o mandante do crime, supostamente para ocupar a cadeira que ficaria vaga na Câmara dos Deputados.

Quatro de seus assessores estão no banco dos réus como executores do assassinato: Jadielson Barbosa da Silva, Alécio César Alves Vasco, José Alexandre dos Santos e Mendonça Medeiros da Silva. Todos respondem em liberdade. Ceci foi morta enquanto visitava a irmã, que havia acabado de ter um bebê. A ação resultou também na morte de parentes da deputada.

O depoimento mais marcante da primeira etapa do julgamento foi dado pela irmã de Ceci Cunha, Claudinete Maranhão, que sobreviveu ao ataque. Ela lembrou que estava chegando na varanda da casa no momento dos disparos, e que correu para o quarto e se escondeu embaixo da cama. Acabou salva, juntamente com o bebê.
A irmã da deputada chorou ao ser perguntada sobre a chegada de policiais até a cena do crime. Ela disse que não se lembrava de muitos detalhes por estar em choque e reconheceu Jadielson como um dos atiradores. As informações são do IG com agências

DELEGADO APURA ESTUPRO

Participante dorme embriagada e Daniel que foi expulso do reality show não suportou a tentação

O delegado Antonio Ricardo Nunes, titular da Delegacia da Taquara (32ª DP), chegou ao Projac, centro de produções da TV Globo no Rio de Janeiro, às 10h20 desta terça-feira (17).

Ele disse à imprensa que vai ouvir Daniel, 31 anos, Monique, 23 anos, e que, se for necessário, também ouvirá outros participantes do Big Brother Brasil 12 para apurar informações sobre o suposto estupro dentro da casa do reality show.

De acordo com imagens do programa, Daniel teria molestado a estudante, que estava alcoolizada, enquanto ela dormia.

EMBASA DECRETA O FIM DO PARAISO

A incompetência da EMBASA (Empresa Bahiana de Águas e Saneamento), decretou o fim do pequeno paraíso, conhecido como Serra Grande, encravado no município de Uruçuca(Ba).

Os moradores estão vivendo tempos difíceis, ficando até três dias sem água potável nas torneiras, e quando o precioso líquido chega, não tem força para subir nos tanques, obrigando as pessoas a estocarem água precariamente para suas necessidades primárias.

Quem está se dando bem são os fornecedores de água mineral, pois a população está sendo obrigado a comprar botijões de 20 litros até para lavar pratos.

Os demais comerciantes, ao contrário, estão vendo suas vendas caírem drasticamente neste período, uma vez que a maioria dos turistas ou já abandonou ou está abandonando a pequena vila.

Um exemplo disso é no Loteamento Manoel Ferreira de Almeida, centro de Serra Grande, onde existem muitas casas de veraneio, e onde a maioria das famílias, tradicionalmente passa todo o mês de janeiro, mas devido à falta de água já anteciparam o retorno às suas cidades de origem.

Como no local não existe nenhum escritório da Embasa (dizem que há um funcionário, mas só os mais sortudos conseguem encontrá-lo) as explicações para o problema são os mais diversos. Na verdade simples boatos.

Os moradores que alugam suas casas para veraneio estão tendo enormes prejuízos e há muita oferta de casas para o feriado de Carnaval, sem que haja interessados, uma vez que a notícia de que a Embasa não está fornecendo água potável para Serra Grande, provocou uma corrida para Itacaré, e até para o Sargi, que fica na Vila de Serra Grande, e é o único local onde a água está sendo fornecida em quantidade e regularidade.

MASOQUISTA

Por mais tempo que tenha passado na política o medido e presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Renato Costa ainda não aprendeu a fazer política.

É, daqueles poucos políticos puros, que pensa que todos são iguais a ele, sem malícia, sem astúcia de palavra, sério.

E observem que Renato Costa já foi candidato a prefeito duas vezes, foi eleito deputado estadual duas vezes e foi derrotado como candidato a deputado estadual mais duas vezes.

Em entrevista ao Pimenta da Muqueca, Renato Costa aparece com esse declaração: “O partido define até o final deste mês qual deles será o pré-candidato. O escolhido terá até maio para viabilizar-se”, segundo Renato, que não descarta aliança com o PT itabunense.

Tem aspectos da política que não devem ser esquecidos. Por exemplo: traição, falsidade, “esperteza”. E em esperteza o PT dá de 10x0 em todos os demais. É um partido que tem muitos mentirosos, malandros, pessoas que na teoria dizem uma coisas e que na prática são corruptas, demagogas, safadas...

E foi assim em 1992 quando dr. Renato Costa foi candidato a prefeito pelo PDT. Naquela época havia um acordo entre PDT, PT, PMN e PCdoB para o candidato que estivesse na frente (Renato, Geraldo ou Davidson) teria apoio dos demais.

A pesquisa foi apresentada dia 10 de junho. Renato na frente e Geraldo em segundo ligar. A cúpula do PSB e PT solicitou a Renato para fazer a convenção no final de junho. Ele aceitou.
Comunicou a todos que apoiavam a sua candidatura. Eu lhe disse textualmente: Caiu no golpe!
Ele, inocentemente, sem malícia, disse-me:

- A gente tem que confiar nas pessoas.

Rebati:

- Em política se confia desconfiando.

Não deu outra. Geraldo colocou Xavier como vice e no dia seis de julho, dia do registro das candidaturas entraram um uma ação para impugnar a candidatura de Renato.

E ai vai a disputa. Geraldo ganhou a eleição, principalmente de Ubaldo que estava com maus de 60% e deixou Itabuna para visitara vela Europa. Nunca mais se aprumou na política itabunense.

Descubro que o PR tinha gasto dinheiro antes Ca convenção. Entro com uma ação contra a coligação PT-PSB. O bicho iria pegar. Vem Renato e pediu para que a ação fosse retirada.

De lá pra cá o PT já aprontou umas duas com Renato que insiste em querer apoiar a sua candidatura.

Será que ainda é inocência ou Renato é masoquista?

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MIANMAR LIBERTA PRESOS

Entre os anistiados estão o ex-chefe do serviço de inteligência militar e líderes do movimento clandestino Geração 88

As autoridades birmanesas começaram nesta sexta-feira a libertar os primeiros dos 651 presos políticos incluídos na quarta anistia declarada pelo presidente Thein Sein em menos de um ano.
Entre os anistiados está o ex-general Khin Nyunt, ex-primeiro-ministro e chefe do serviço de inteligência militar, condenado a 44 anos de prisão por corrupção.
Também estão entre os libertados alguns dos mais destacados líderes do movimento clandestino Geração 88, como Min Ko Naing, Htay Kywe, Zaw That Htwe, Jimmy Thein e Nilar Thein, detidos em 2007 por seu suposto envolvimento na organização dos grandes protestos de 2007, a chamada "Revolução Açafrão".
A anistia foi anunciada em meio aos pedidos da comunidade internacional para que o governo de Mianmar liberte todos os presos políticos como mostra de que realmente há uma reforma democrática em andamento.
Segundo a Associação para a Assistência dos Presos Políticos de Mianmar, há no país 1.572 presos, incluindo 260 ativistas da Liga Nacional pela Democracia, formação liderada pela Nobel da Paz Aung San Suu Kyi.

O partido de Suu Kyi, que nesta semana confirmou que será candidata nas eleições de 1º de maio, estima, por sua vez, que são 600 presos políticos. Esta é a quarta anistia decretada pelo governo de Thein Sein desde maio, quando assumiu o poder, e eleva para 21,8 mil o número de detentos já libertados, embora só 347 fossem presos políticos.
Na quinta-feira, o governo de Mianmar assinou um cessar-fogo com os rebeldes da etnia karen na esperança de acabar com uma das mais antigas insurgências do mundo e eventualmente resolver os conflitos com grupos separatistas no país.
O governo e uma delegação de 19 integrantes da União Nacional Karen (UNK) concordaram com 11 princípios da trégua e assinaram dois amplos acordos, destinados a encerrar as hostilidades entre o governo e o Exército Nacional de Libertação Karen (ENLK) e a iniciar um diálogo com vistas a uma solução política para o conflito, que já dura 62 anos.
O cessar-fogo pode ser também um pequeno passo rumo à suspensão de duas décadas de sanções a Mianmar por parte da União Europeia e dos Estados Unidos, que fazem da paz entre o governo e as milícias étnicas uma pré-condição para rever as punições. Desde 1949, houve seis negociações de paz sem nenhum acordo duradouro.
Desde 1949 - ano seguinte ao fim do domínio colonial britânico sobre a então Birmânia -, o UNK enfrentou sucessivos governos, por meio do ENLK, para reivindicar mais autonomia para o povo Karen, que vive no sudeste do país.
Segundo os acordos firmados em Pa-An, no Estado de Kayin, todos os esforços serão feitos para o retorno e reabilitação de milhares de refugiados do conflito. A presença de armas será permitida apenas em certas áreas, minas terrestres serão retiradas, e escritórios de ligação serão instalados para facilitar os contatos.
O governo também selou um acordo com o Exército do Estado Shan, do sul, ao passo que o início das negociações com o Exército da Independência Kachin (norte) é inviabilizado por persistentes combates, apesar das ordens do presidente Thein Sein para que os militares encerrem suas operações. (Com EFE e Reuters)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MORRE ESPIÃO RUSSO QUE SALVOU LÍDERES

Winston Churchill, Franklin Roosevelt e Josef Stalin durante a II Guerra Mundial (Reprodução)

O espião soviético Gevork Vartanian, que ajudou a salvar a vida dos líderes aliados durante a II Guerra Mundial (1939-1945), morreu aos 87 anos de idade, informou nesta quarta-feira o Serviço de Espionagem Exterior da Rússia. De acordo com o órgão, a morte de Vartanian ocorreu na terça-feira.

Vartanian ficou célebre depois de ter abortado um plano nazista para assassinar os dirigentes aliados – o soviético Joseph Stalin, o americano Franklin Roosevelt e o britânico Winston Churchill – em novembro de 1943. O espião foi capaz de interceptar uma comunicação de rádio entre Berlim, na Alemanha, e impedir a ação de seis paraquedistas alemães, que foram lançados no Irã com o objetivo de matar Stalin, Roosevelt e Churchill. Os três se reuniam em Teerã para discutir as operações contra Adolf Hitler.

"Lendário espião, autêntico patriota, personalidade brilhante e pouco corrente. Participou de operações que passaram para a história da espionagem exterior nacional", declarou o presidente russo Dimitri Medvedev, em telegrama de condolência. Apesar de ter se aposentado do serviço de inteligência em 1992, Vartanian seguiu vinculado à espionagem, assessorando as agências de inteligência russas, aconselhando agentes mais jovens e fazendo conferências.

Biografia - De origem iraniana, Vartanian começou a trabalhar nos serviços de inteligência soviéticos em Teerã, aos 16 anos, quando descobriu cerca de 400 espiões que trabalhavam para o regime nazista. Após ser transferido para Londres, o espião recrutou muitos agentes para o governo comunista. Homenageado com o título de Herói da União Soviética, Vartanian trabalhou em diferentes lugares do mundo por mais de três décadas, entre a II Guerra e a Guerra Fria. Só retornou a Moscou em 1986. (Com agência EFE)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PM APREENDE MACONHA EM CURAÇÁ

PM faz apreensão de 256 kg de maconha pronta para consumo

A 45ª CIPM apreendeu na tarde de domingo (8), no município de Curaçá, 256 quilos de maconha pronta para o consumo, cinco quilos de sementes, o equivalente a numa plantação de aproximadamente 150 mil pés da erva, e duas balanças.
A ação policial ocorreu após informações recebidas pela seção de inteligência da unidade, resultando em incursões na fazenda Vargem Cumprida, a três quilômetros e meio do povoado de Pedra Branca, em Curaçá. No local, foram encontrados os três responsáveis pelo plantio da droga, houve troca de tiros, mas eles conseguiram fugir. Todo material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Juazeiro.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

RATO GIGANTE MORTO EM NOVA IORQUE

Imagem do rato gigante foi publicado por um usuário do Twitter. (Foto: Reprodução)Imagem do rato gigante foi publicado por um usuário do Twitter. (Foto: Reprodução)

Um rato de quase 1 metro de comprimento que foi capturado em uma loja no bairro do Bronx, em Nova York (EUA), deixou os proprietários e moradores assustados. Essa não é a primeira vez que isso acontece. No ano passado, um roedor parecido tinha sido morto em outro bairro da cidade.
A imagem do rato gigante morto no Bronx foi publicada por um usuário do Twitter "TheGoodfella" no dia 5 de janeiro. A foto foi depois publicada por vários jornais, como os ingleses "Daily Mail" e "The Sun".
Em agosto de 2011, um rato gigante que aterrorizava um conjunto habitacional no bairro do Brooklyn foi morto pelo trabalhador Jose Rivera, segundo mostrou o jornal "New York Daily News".

BBB FABIANA TEM UMA RELAÇÃO ABERTA

A BBB Fabiana (Foto: Divulgação)

Casado há oito anos com a apresentadora Fabiana Teixeira, nova participante do "BBB 12" que entrou no lugar de Fernanda Girão, o cantor sertanejo Roby não vê problemas em relação à sexualidade de sua mulher. No perfil do Facebook, ela diz se interessar por homens e mulheres.
"Não vou conseguir falar sobre isso agora. Mas não vejo problema. Vou sempre respeitar a opinião dela. Temos um relacionamento aberto. Ela está lá, era o sonho da vida dela, e quero deixar na mão dela. Ela fez a mesma coisa pela minha carreira, sempre me ajudou muito, e eu tenho uma imensa gratidão pelo o que ela fez. Estou aqui para somar", disse Roby, da dupla Roby e Roger.
Fabiana e Roby têm um filho de seis anos chamado Igor. Com uma família feliz, Roby deixa a entender que até perdoaria uma traição da mulher, caso fosse preciso. "Hoje o mundo está diferente, temos que ter a cabeça aberta. Apoiarei a Fabiana em qualquer situação."

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

BRASIL GANHA MAIS UM NOVO CARDEAL

Dom João Braz de Aviz, ex-arcebispo de Brasília, será consagrado cardeal em fevereiro e terá direito de votar na sucessão do papa - AE (Foto: Agência Senado)

O Brasil ganhou mais um cardeal. Ele será o catarinense dom João Braz de Aviz, de 64 anos, ex-arcebispo de Brasília e atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (uma espécie de "ministério" do papa), em Roma.

O nome dele está entre os 22 novos cardeais que serão criados no consistório de 18 de fevereiro, anunciado hoje pelo papa Bento 16. A escolha de dom Aviz era esperada pelo fato de ele presidir uma das congregações da Cúria Romana, no Vaticano.

Com sua nomeação, sobe para seis o número de cardeais brasileiros que, tendo menos de 80 anos, poderiam votar num eventual conclave para a escolha de um novo papa. Além de d. João Aviz, são eleitores d. Cláudio Hummes, d. Geraldo Majella, d. Eusébio Scheid, d. Odilo Scherer e d. Raymundo Damasceno Assis. Quatro dos dez brasileiros já ultrapassaram essa idade: d. Eugenio Sales, d. Paulo Evaristo Arns, d. Serafim Fernandes Araújo e d. José Freire Falcão.

Entre os 22 nomes dos novos cardeais sobressai o do chinês John Tong Hon, bispo de Hong Kong. Oito são italianos, dois americanos, dois alemães e os demais são da Bélgica, Canadá, Espanha, Holanda, Índia, Portugal, República Checa e Romênia.

GRANDE METEORITO CAIU NO MÉXICO

Moradores do nordeste do país avistaram um objeto luminoso que cruzou o céu

As autoridades do México estão procurando um meteorito que caiu na quarta-feira passada em uma área rural do nordeste do país, que foi avistado na região mas do qual se têm poucos detalhes, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais.

O alerta surgiu quando habitantes da serra situada entre os municípios de Salvador Alvarado, Mocorito e Sinaloa ficaram surpresos ao ver um objeto luminoso que cruzou o céu.

A Nasa, o Sistema Nacional de Defesa Civil e o Centro Nacional de Prevenção de Desastres do México confirmaram que se trata de um meteorito, cujas dimensões e lugar exato do impacto são desconhecidos.

Desde o mesmo momento do avistamento foram ativados os sistemas de proteção civil na busca de informação sobre a localização do corpo celeste, mas até agora não há nada concreto.

Não seria a primeira ocasião em que se registra um fato deste tipo em Sinaloa. Em 1871 caiu um meteorito no povoado de Bacubirito, considerado como um dos maiores do mundo, pesando 22 toneladas.

ANIVERSÁRIO!

Marques recebendo o abraço do jornalista Paulo Lima e logo em seguida é cumprimentado pelo advogado e poeta Romilton Teles Santos

Quem está aniversariando hoje, é o empresário e poeta, Adeildo Marques. A idade correta é 71 anos. Mas os jornalistas Paulo Lima e Joselito Reis asseguram que já se passam 86 anos que ele nasceu. Contestação à parte, informo aos meus leitores que Marques é diretor-presidente do Jornal Correio dos Municípios, presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia (ótimo presidente) e produtor rural.

Muito conhecido em toda a região cacaueira vem recebendo as congratulações de centenas de amigos. Daqui deste blog enviados ao amigo, votos de muita Paz, Saúde e Felicidade e de um Feliz Aniversário!