SALVE O RIO CANHOEIRA, ELE SOFRE COM A FALTA DE OXIGÊNIO E OS PEIXES ESTÃO MORRENDO!

sábado, 11 de outubro de 2014

RIO CACHOEIRA EM ITABUNA PEDE VIDA

A MORTE DE UM GIGANTE EM ITABUNA.


As vezes me dá vontade de chorar quando lembro de minha infância as margens do Rio Cachoeira, onde as águas eram límpidas e doce, onde a gente pescava com vara e anzol, ou mesmo mariscando nas pedras em busca de camarões e acarí.
Tempo bom, bom para todos, para as lavadeiras que podiam tirar o seu sustento do rio, bom para os pescadores que tiravam seu sustento do rio e bom para as crianças que tinham o rio como sua área de lazer.
Nesse tempo não havia escolinha de natação, era no velho cachoeira que a gente aprendia a nadar.


Os mais velhos lembram dessa imagem, a velha e tradicional PONTE dos VELHACOS e do outro lado, a chácara de João Moraes, meu pai  e meu berço grapiúna.

E o que restou de tudo isso?

Só a tristeza de ver um gigante transformado no maior esgoto a céu aberto da Bahia, onde seus moradores lançam seus dejetos, seus lixos e seus desprezos no velho e cansado CACHOEIRA.
E o que é pior, ninguém vê as autoridades responsáveis se manisfestarem nem se mobilizar em defesa dessa situação, já se tornou coisa normal a degradação do rio e os que são eleitos para resolver os problemas, simplesmente vão colocando a MERDA na conta dos gestores passados e continuam não fazendo nada.
As vezes grupos de estudantes tentam chamar a atenção do governo dando abraços simbólicos no rio, mas são movimentos pequenos que não chamam a atenção das autoridades.

Só que a realidade é essa, é a tristeza de um povo que assiste inerte a morte da sua maior riqueza, o seu RIO.

As imagens a seguir, foram fotografadas por mim nessa quarta feira 08/10 em frente a câmara de vereadores.
Isso mostra que além de poluído as águas estão contaminadas, envenenadas e o pouco de vida que ainda resta, está morrendo.

E que põe em risco a população já que muita gente ainda pesca nessas águas fétidas e vendem peixes para outras pessoas que nem sabem a origem!

Já que somos tão pequenos para resolver grandes problemas, só nos resta orar e esperar o milagre do céu ou que apareça alguém que realmente se preocupe com o meio ambiente e com o povo.
Enquanto isso, façamos a nossa parte, vamos evitar de jogar lixos nas margens do VELHO CACHOEIRA.

Do Chapaquente

Nenhum comentário:

Postar um comentário