UM BOM EXEMPLO
As Câmaras Municipais do Brasil deveriam seguir o exemplo da Câmara de vereadores de Guaratinga, extremo sul da Bahia. Com inteligência, sem agressão ou tortura, extinguiu os nomes de ruas dados a ditadores do Brasil, no caso, os ex-presidentes Castelo Branco, Figueiredo, Geisel e Médice, homenageando pessoas da terra.
Essa substituição dos nomes das vias públicas, tirando os generais-presidentes e as denominando com nomes de pessoas da comunidade teve início em 1999, quando um projeto de lei do vereador João Medina foi aprovado.
Segundo o blog Radar o último nome que ainda restava, o do marechal Castelo Branco, o primeiro presidente após o golpe militar, foi substituído, após a Câmara Municipal aprovar projeto de lei de autoria do vereador Gelson José de Almeida, que mudou a denominação.
A substituição nos nomes dessas ruas é uma espécie de repúdio da Câmara Municipal de Guaratinga contra o regime que perseguiu, prendeu e matou milhares de brasileiros.
Não precisa violência, xingamentos. Basta usar a inteligência usada pelos vereadores de Guaratinga e tirar de uma só vez da memória os nomes de quem tanto fez o mal ao Brasil e aos brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário