SALVE O RIO CANHOEIRA, ELE SOFRE COM A FALTA DE OXIGÊNIO E OS PEIXES ESTÃO MORRENDO!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

DESVIO DE VERBAS NA BAHIA ESTÁ NO STF


Investigada por suposto desvio de recursos na AL-BA pede liminar no STF

O ministro Joaquim Barbosa (foto), relator da Reclamação (RCL) 13704, ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF), pediu informações ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) sobre mandados de busca e apreensão expedidos para apurar supostos desvios de verbas públicas na Assembleia Legislativa baiana. A ação foi proposta pela companheira de um deputado estadual da Bahia e pede liminar para ter acesso aos autos de mandado de busca e apreensão.
Na reclamação, L.P.S. alega descumprimento da Súmula Vinculante (SV) nº 14 da Suprema Corte pelo TRF-1. O Tribunal teria deixado transcorrer 10 dias, sem decidir sobre pedido da defesa da reclamante para que lhe fosse dado amplo acesso aos autos do processo. E isso, segundo a Reclamação, seria um indeferimento implícito do pedido.
De acordo com o enunciado da Súmula Vinculante nº 14 é direito do defensor, no interesse do representado ter acesso amplo aos elementos de prova que já documentada em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito a exercício do direito de defesa”.

O caso

No dia 3 deste mês, a Polícia Federal deflagrou uma operação com objetivo de apurar supostos desvios de recursos públicos por meio de assessores parlamentares “fantasmas” do deputado Roberto Carlos Almeida Leal (PDT-BA), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), com quem L.P.S. vive em regime de união estável.
Ela peticionou, então, ao TRF-1, requerendo vista dos autos e de qualquer apenso para fins de extração de cópia, reportando-se, no pedido, à Súmula Vinculante nº 14 do STF. Entretanto, até o último dia 23, o desembargador ainda não havia atendido o pedido, conforme consta na RCL. E tal atitude, segundo a interpretação da defesa, “configura claramente seu indeferimento tácito ou implícito”, acarretando constrangimento para L.P.S., por ela não poder saber a razão de seu nome estar envolvido nas investigações em curso pela PF.
A autora se reporta a recente decisão em que a Suprema Corte julgou procedente uma reclamação semelhante, que buscava garantir a autoridade da SV 14, aprovada pelo Plenário do STF em atendimento a proposta do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Pedido
Diante disso, a defesa pede liminar para que lhe seja dado amplo acesso aos autos, inclusive para extração de cópia do procedimento em curso no TRF-1. No mérito, pede confirmação da liminar, se concedida.
O relator do caso é o ministro Joaquim Barbosa.
DESVÍO DE FONDOS EN BAHIA EN STF
Investigado por presunta malversación de fondos en la AL-BA pide amparo ante la Corte Suprema

El ministro Joaquim Barbosa, relator de la demanda (RCL) 13704, presentada ante la Corte Suprema de Justicia (STF), la información solicitada al Tribunal Regional Federal de la 1 ª Región (TRF-1) en órdenes de allanamiento y la incautación enviado a investigar presunto desvío de fondos públicos la Asamblea Legislativa de Bahía. La demanda fue presentada por el socio de un Estado miembro de la Bahía y pide una orden judicial para tener acceso a la búsqueda de archivos y la orden de incautación.
En la denuncia, L.P.S. basa en la vulneración del precedente vinculante (SV) del párrafo 14 de la Corte Suprema por el TRF-1. El Tribunal de Justicia no han dejado transcurrir 10 días sin pronunciarse sobre solicitud de la defensa de la demandante que se le dé pleno acceso a los documentos de la corte. Y eso, según la denuncia, sería una denegación presunta de la solicitud.
De acuerdo con la declaración del precedente vinculante N º 14 es el derecho de la defensa, en el interés de la parte demandada tiene acceso a una amplia evidencia de que ya están documentados en los procedimientos de investigación llevados a cabo por un organismo con facultades de policía judicial, en relación con el derecho de defensa "
.

El caso

En tres días de este mes, la Policía Federal ha puesto en marcha una operación con el fin de determinar la desviación presunta de los recursos públicos por medio de asistentes parlamentarios "fantasmas" Sr. Adams Roberto Carlos Leal (PDT-BA), la Asamblea Legislativa de Bahía (BA-AL ), con quien LPS vive en un régimen estable.
Ella solicitó entonces el TRF-1, que requiere un examen de los registros y cualquier adjunta copia de extracción, la presentación de informes, previa solicitud, a la N º 14 del precedente vinculante del STF. Sin embargo, hasta los últimos 23 días, el juez no había atendido la petición, como se indica en la LRC. Y esta actitud, según la interpretación de la defensa ", establece claramente su rechazo tácito o implícito", causando incomodidad a LPS, porque ella no puede saber la razón de su nombre está involucrado en las investigaciones en curso por parte de los federales.
El autor se refiere a la reciente decisión de la Corte Suprema confirmó una denuncia similar, que buscaba garantizar la autoridad de la SV 14, aprobado por el Pleno de la Corte Suprema de Justicia en respuesta a la propuesta del Consejo Federal del Colegio de Abogados de Brasil (OAB).
Solicitar
Por lo tanto, la defensa solicita una medida cautelar que se le dé pleno acceso a los registros, incluyendo las copias de la marcha el procedimiento de extracción en el TRF-1. El mérito, pide la confirmación de la medida cautelar que se me conceda.
El relator del caso es la Justicia Joaquim Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário