O programa Alerta Total, apresentado por Tom Ribeiro, na TV Cabrália reuniu um defensor público, uma juíza e a promotora da 5ª. Promotoria para tratar da violência em Itabuna.
A droga, principalmente o crack foi taxada como o carro-chefe da violência. Jovens de 17 a 24 anos são as maiores vítimas e responsáveis pelo tráfico.
Outra necessidade apontada durante o debate é a elaboração de política pública para combater ao tráfico. Moradia, saúde, educação, lazer, alimentação, emprego, entre outros itens.
O fechamento de bares às 23 horas foi sugerido para diminuir a violência. Já foi feito isso e não deu resultado. Se as pessoas estão trabalhando para resolver causas sociais o emprego é uma causa social e com tal medida, muitas pessoas ficarão desempregadas.
O que resolver mesmo é dobrar o efetivo da polícia, dar condições de trabalho aos policiais (carro, arma, salários dignos), aumentar o número de policiais investigativos, seja na Polícia Militar, seja na Polícia Civil.
No governo de Fernando Gomes que ele fechou os bares aleatoriamente, matavam durante o dia. Motoqueiros passavam, o carona descia e os tiros eram disparados. Fechar bar é para quem quer não dá nem ter trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário