IRANIANOS INVADEM POÇO DE PETRÓLEO NO IRAQUE
(Reuters)
O Irã qualificou nesta terça-feira (22) como "mal entendido" um incidente na fronteira com o Iraque que fez o preço do petróleo subir na semana passada e pediu a especialistas de ambos os países que examinem a demarcação dos territórios.
A nota aparece dois dias depois de autoridades iraquianas dizerem que as tropas iranianas se retiraram parcialmente de uma área petrolífera reivindicada pelos dois países.
Ramin Mehmanparast, porta-voz da chancelaria iraniana, afirmou em declarações traduzidas pelo canal em inglês da TV estatal:
- Nossa posição tem sido cristalina: foi um mal entendido.
Ele afirmou que os chanceleres dos dois países conversaram por telefone no sábado e chegaram a um "entendimento". E que uma comissão deveria ser formada para examinar as questões da demarcação da fronteira entre Irã e Iraque, que travaram uma guerra entre 1980 e 1988.
- Acho que é uma questão técnica(...), e especialistas de ambos os países deveriam se sentar e procurar especificar as áreas fronteiriças entre os dois países, de modo que tais mal entendidos sejam removidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário