JUAREZ VICENTE DE CARVALHO
A decisão do Superior Tribunal Federal (STF), a mais alta Corte de Justiça do País foi sábia em ralação a Lei da Anistia.
É lógico que no período da ditadura militar aconteceram fatos desagradáveis como prisões ilegais, torturas, abuso de autoridade e censura. Foram, na verdade, absurdos como estou falando!
Foi um período negro para o Brasil e, praticamente em toda América Latina. Muitos lutaram pela liberdade. De um lado a repressão, do outro lado os ativistas que tentaram fazer do país uma plena democracia.
Acontece que ambos os lados cometeram abusos e a Lei da Anistia foi celebrada por todos!
Mesmo que a Lei não fosse aprovada e comemorada por todos os envolvidos e simpatizantes da esquerda temos leis que ditam até que prazo podem ser os crimes respondidos por seus autores. No máximo 20 anos.
E como ficaria a situação de Dilma Roussef acusada de vários assaltos, de Zé Dirceu e Genoino do mensalão, de Gabeira (sequestrador) e de outros de esquerda que enfrentaram e que burlaram a lei pré-estabelecida?
Sei que muitas vidas foram ceifadas. Que houve muito sofrimento. Agora depois do País democratizado para que vingança? Para que tanto ódio? Para que ressentimentos?
A página negra passou. Estamos em um Pais próspero que caminha para o futuro, com um presidente negociador mesmo nas adversidades. Um País que caminha para ser uma das maiores potências do mundo. Um Pais que é respeitado na arte de negociar conflitos.
Mesmo que a Lei da Anistia fosse anulada nenhum criminoso poderá cumprir mais de 30 anos de prisão. Saí a sabedoria do relator, ministro Joaquim Barbosa e os seguidores do seu douto parecer.
Não estamos na época de vingança. Afinal, estamos aos 10 anos do século XXI. Não podemos ser raivosos mesmo diante do sofrimento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário