Ceplac intensifica cooperação
com órgão francês de pesquisa
O Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), vai intensificar a cooperação com o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad, na sigla em francês). O anúncio foi feito na quinta-feira, 6, durante a visita dos doutores Daniel Barthelemy, diretor do Departamento de Sistemas Biológicos, Sylvie Lewick-Dhainaut, vice-diretora da Unidade de Pesquisa e Melhoramento Genético de Plantas e Adaptação Mediterrâneo e Tropical, e Bernard Mallet, diretor regional do Cirad no Brasil.
Na visita, os pesquisadores franceses foram recebidos pelo chefe do Cepec, Adonias de Castro Virgens Filho, quando se avaliou o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de genética e biologia molecular realizada através da cooperação com o Cirad. Na oportunidade foram apresentados avanços em pesquisas com biologia molecular mostrando estudos de diversidade genética, acessos ao banco de germoplasma de cacau, biologia de fitopatógenos com ênfase para aspectos genéticos evolutivos de populações e estudos das interações entre genótipos de cacau e isolados de fungos.
Também foram mostrados trabalhos com marcadores moleculares para resistência e outras características de interesse e o genoma funcional de fontes de resistência da vassoura-de-bruxa. Os resultados foram apresentados pelos pesquisadores Karina Peres Gramacho, da Ceplac, e Didier Clement, Cirad/Ceplac, e discutidas pesquisas relativas à interação com área de genética, com destaque à seleção de novas variedades de cacau com uso de marcadores moleculares.
Na sua fala, o pesquisador francês declarou-se feliz e contente com o trabalho desenvolvido na Ceplac e de estar no Brasil. Coube ao pesquisador da Ceplac José Luis Pires, da Seção de Genética do Cepec, apresentar trabalhos relativos à durabilidade da resistência à vassoura-de-bruxa por associação de genes e a prioridade dada ao aumento da produtividade e melhoria da qualidade do cacau.
O chefe do Cepec falou sobre a ação da Ceplac na cacauicultura brasileira e a contribuição da pesquisa e agradeceu ao Cirad a cessão do pesquisador Didier Clement que tem produzido resultados relevantes para a ciência do cacau. Ressaltou a importância de ampliação da parceria envolvendo pesquisas voltadas à tecnologia do cacau e sistemas agroflorestais (SAFs), com a participação de pesquisadores da Ceplac e do instituto francês.
O Doutor Daniel Barthelemy ressaltou a satisfação do Cirad em contribuir com trabalhos tão relevantes para o desenvolvimento da cacauicultura e mencionou a possibilidade de interagir com a Ceplac nos trabalhos de apoio ao desenvolvimento de países africanos com a participação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores.
Já o Doutor Bernard Mallet destacou que as pesquisas apresentadas mostram a perfeita integração entre as áreas de genética e biologia molecular focadas na resolução de problemas que afetam a lavoura do cacau, disponibilizando-se a desenvolver articulações necessárias à cessão pelo Cirad de mais pesquisadores e apoio ao projeto apresentado pela Ceplac à Organização Internacional do Cacau (ICCO, na sigla em inglês) visando ao melhoramento preventivo do cacaueiro com ênfase para as principais doenças que afetam ETA lavoura em todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário