SALVE O RIO CANHOEIRA, ELE SOFRE COM A FALTA DE OXIGÊNIO E OS PEIXES ESTÃO MORRENDO!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ceplac fecha na Bahia etapa

do planejamento estratégico

A Comissão Executivo do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), fechou na sexta-feira, 7, na Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira da Bahia, a etapa de discussão e elaboração de Planos Corporativos do Planejamento Estratégico 2011-2022. A oficina contou com a participação do coordenador-geral de Gestão Estratégica da Ceplac, Elieser Barros Correia, e de representantes da Superintendência e dos centros de Pesquisa do Cacau (Cepec) e Extensão da Ceplac (Cenex).

Ao final foram selecionados 40 projetos envolvendo ações de pesquisa, extensão, desenvolvimento rural e processos internos de gestão que serão tocados em 2012. Também se definiu a estratégia de gestão da unidade da Ceplac na Bahia repetindo mecanismo de deliberação similar quanto às demais unidades do órgão nos estados produtores de cacau do Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Rondônia e no Distrito Federal, onde se localiza a Diretoria, que centralizará as oficinas a partir desta próxima semana.

Segundo Elieser Correia, a expectativa é de conclusão do Plano de Gestão Estratégica da Ceplac, até o final deste ano, já que as etapas de construção e elaboração dos planos Corporativos e Descentralizados se encerraram. “Fechamos o circuito das seis unidades da Ceplac. A partir de agora vamos estabelecer um calendário de oficinas bimensais, trimestrais e semestrais para adoção do Plano de Gestão”, disse a consultora da Symnetics Raquel Kanbach que, acompanhada de Sônia Ribeiro, fez a supervisão da oficina realizada no Centro de Treinamento da Ceplac, na rodovia BR-415, eixo Ilhéus – Itabuna.

As discussões do Planejamento Estratégico da Ceplac 2011-2022 se iniciaram em abril passado com a Conferência de Busca, em Ilhéus, contando com a participação de agricultores familiares, pequenos, médios e grandes produtores, servidores públicos federais e dirigentes de instituições públicas e privadas convidados a apresentar críticas e sugestões e interagir com gestores e dirigentes das Superintendências de Desenvolvimento da Ceplac na Bahia, Pará e Rondônia e Gerências estaduais do Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso, além de membros da Diretoria, em Brasília, sob supervisão de consultores da Symnetics.

Nenhum comentário:

Postar um comentário