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quinta-feira, 1 de novembro de 2012
ARRANJO DE BEETHOVEN FOI ENCONTRADO
Arranjo 'perdido' de Beethoven é encontrado dois séculos depois
Quase
dois séculos depois, um arranjo até então desconhecido do compositor alemão
Ludwig van Beethoven, feito para um antigo hino religioso, foi descoberto em
uma biblioteca de Berlim.
Há
exatamente 192 anos, o compositor escreveu uma harmonia para o canto gregoriano
Pange Lingua, modificando o tom na escala musical, segundo o professor da
Universidade de Manchester, Barry Cooper, responsável pela descoberta.
A
passagem foi escrita em um caderno, mas já havia sido considerada um exercício
ou um esboço para outra peça.
O
professor Cooper reconheceu a melodia do hino e identificou a peça de dois
minutos como uma obra de Beethoven até então desconhecida.
Principal
especialista sobre o compositor, ele disse que se tratava de um exemplo raro do
compositor escrevendo música religiosa.
"Fiquei
muito surpreso quando descobri isso - eu não imaginava que ele havia escrito
algo assim", disse ele.
O
caderno, que está na Biblioteca Estadual de Berlim, data de cerca de 1820. E
foi transcrito e publicado em 2010.
Cooper
disse que estudiosos de Beethoven não haviam identificado a peça antes porque
"parecia uma série de notas".
"Quando
eu olhei para ele, pensei, hey, isso não é apenas uma série de notas, mas um
hino com harmonia de Beethoven".
"Parece
que as pessoas que são especialistas em canto gregoriano não olharam o rascunho
de Beethoven e as pessoas que são especialistas em rascunhos de Beethoven não
olhara para o rascunho. Mas ocorreu de eu saber sobre ambas coisas."
Beethoven
fez pequenas alterações para a melodia de Pange Lingua, canto gregoriano de
1.000 anos de idade, disse Cooper.
A
peça pode ter sido executada na cerimônia em que o patrono de Beethoven,
arquiduque Rudolph da Áustria, foi feito arcebispo de Olmutz, em março de 1820,
quando o compositor tinha 49 anos.
'Extraordinário'
Especialistas
em Berlim haviam assumido que a peça era um esboço para a famosa Missa Solene
de Beethoven, que foi escrita no mesmo período.
"Ele
nunca compôs música funcional - a única música litúrgica que ele escreveu foi
para as duas grandes missas," disse o professor Cooper. "Então,
encontrá-lo escrevendo música funcional para um culto ordinário da igreja é
algo extraordinário."
O
professor William Drabkin, da Universidade de Southampton, que publicou os
desenhos, descreveu a peça como uma "muito rudimentar".
"Quando
eu fiz as transcrições do esboço, pensei que era algum tipo de exercício em
contraponto", disse ele. "Eu não podia dimensioná-lo."
Ele
acrescentou: "A peça adiciona uma pequena contribuição para nosso
conhecimento sobre o que Beethoven estava fazendo na década de 1820.".
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