SALVE O RIO CANHOEIRA, ELE SOFRE COM A FALTA DE OXIGÊNIO E OS PEIXES ESTÃO MORRENDO!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012



EU PREFIRO ESPERAR!

Juarez Vicente de Carvalho

        Depois de 40 anos atuando na imprensa regional, tem certas “notícias” que eu preciso esperar para que o tempo prove  que são realmente notícias.

É que já vi os chamados “rebates falsos” e para que não faça injustiças deixo que os mais afoitos façam as suas manchetes, divulguem em primeiro lugar (furo de reportagem) para que após os resultados eu faça com calma e com exatidão a minha noticia a notícia verdadeira.

A experiência me dá esta calma. Lembro-me muito bem que há uns 25 anos eu e o jornalista Ederivaldo Benedito (Bené) estávamos na Ceplac em uma das reuniões mensais do Conselho Consultivo dos produtores de cacau (CCPC) quando uma pessoa nos chamou: “tenho um furo para vocês dois. Não passem para ninguém. Vocês vão vender muitos jornais”.

Confidenciou uma informação dos anos 50 como se fosse atual e que a acusação não foi para frente por falta de provas.

“Vamos apurar”, disse Bené. Fomos e conversamos com um dos mais velhos conselheiros do colegiado que nos informou: “essa notícia é dos anos 50. Nada foi provado contra o cidadão”.

Se fossemos precipitados seríamos processados por caluniar alguém, injuriar alguém ou difamar alguém. 

Atualmente vejo de camarote algumas entrevistas ou denúncias e fico à vontade para esperar os acontecimentos.

Por exemplo: O Ministério Público que antes era um órgão que ajuizava as suas ações sem muitos comentários hoje, muitas vezes antes de ajuizar a denúncia ou representação divulga o teor do feito.

E se o juiz negar o pedido ou mandar arquivar por falta de provas como fica? Quem for denunciado (mesmo sendo inocente) terá seu nome divulgado.

E aí quem será punido? Para o promotor cabe representação. E para o blogueiro, o radialista, o jornalista?

Por isso prefiro esperar. Quem quiser dê o seu “furo”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário