SALVE O RIO CANHOEIRA, ELE SOFRE COM A FALTA DE OXIGÊNIO E OS PEIXES ESTÃO MORRENDO!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ORLANDO CARDOSO É UM GRANDE EXEMPLO!


Faz aniversario neste sábado, 25 de agosto, o radialista Orlando Cardoso.
Falar de Orlando é fácil. É só dizer: é sério, competente e um grande companheiro!

Para falar mal de Orlando também é fácil. É só dizer: é verdadeiro!
Há décadas no rádio, Orlando Cardoso é um mito radiofônico. Já se passaram 50 anos e Ele continua com o mesmo ritual: diariamente prepara com carinho o melhor que ele pode fazer para os seus queridos ouvintes.

E observem que conheço um pouco de rádio e conheço um pouco Orlando Cardoso.

No final de 60 ingressei na Rádio Clube de Itabuna como operador de som. Com interesse (pois o rádio me fascina até hoje) consegui fazer quase tudo. Repórter, redator, discotecário, locutor. Só nunca narrei futebol. Também é demais.

Em 75 foi para Rádio Difusora onde fui acolhido por Orlando Cardoso, Jorge Eduardo. Em 1976, Eu,  Jorge Eduardo, Dedé (Edvaldo Silva) e Nilson Andrade, conseguimos uma façanha quase impossível: convencer Orlando Cardoso a se candidatar a vereador.

Não foi fácil! Mas conseguimos. À época Orlando estava noivo da professora Jô, com quem se casou em agosto de 1976.

Tínhamos a nossa ferramenta de trabalho que era o fusquinha de Orlando (Publita – Empresa dele!). Durante o dia era propaganda da clientela de várias cidades da região. À noite fazíamos política.

Eu, Dedé e Jorge conseguíamos através  de amigos nossos e do próprio Orlando reunir pessoas para que fosse apresentada a plataforma política do nosso candidatos. Juntamente  com as lideranças andávamos nas ruas dos bairros fazendo o convite para o palestrante da noite. O pessoal se animava. Afinal quem iria fazer  a palestra era Orlando Cardoso.

“Fiquem com o carro, está aqui o dinheiro para colocar gasolina e o da cerveja de vocês. Sete horas passem lá em casa que eu estarei esperando”, dizia Orlando.

Fazíamos o que tínhamos de fazer. Sete em ponto na Casa de Orlando, bairro Conceição. 

- Não está cedo não? – perguntava.

- Não! São sete em ponto. Respondíamos embaixo do apartamento.
“Subam e venham tomar uma para animar”dizia.

Subíamos a escada. Lá estava Orlando Cardoso. Pés descalços, bermuda e sem camisa. Olhávamos uns para os outros e ele nem estava aí. Mandava pegar o carotinho e depois nos servia uma cerveja gelada. Nada de falar sobre a reunião.

O tempo passando e nós agoniados. 

“Orlando, já são quase sete e meia, Já está na hora”, pressionávamos.
Com uma gargalhada ele perguntava: “hora de quê”?

-Da reunião.

Olhava para a gente e dizia: “foram vocês que me colocaram nessa confusão. Vocês sabiam muito bem que nunca gostei de sair à noite. Vão lá e se virem”.

Íamos e fazíamos a palestra. Uma coisa nós prometíamos aos eleitores: Seriedade. Podíamos fazer essa promessa porque conhecíamos muito bem o nosso candidato.

E assim a população que já conhecia o caráter do candidato o elegeu.
Asseguro que não decepcionou. Seguiu os seus princípios, mesmo com tentativas de corrompê-lo. Quem tentou ouviu a frase: “Me respeite”!

Ganhou  reeleição e 1982. Foram 12 anos de mandato. Saiu de cabeça erguida como continua até hoje merecendo o respeito, admiração e aplausos da população de Itabuna, da Bahia,  do Brasil e do mundo. 

É por isso que disse no início que era fácil falar sobre Orlando Cardoso e de Orlando Cardoso. Um homem digno, sério, competente e que eu e toda a categoria temos a honra de chamá-lo de Amigo, de sermos seus fãs, porque Ele é um grande exemplo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário