SALVE O RIO CANHOEIRA, ELE SOFRE COM A FALTA DE OXIGÊNIO E OS PEIXES ESTÃO MORRENDO!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Entrevista /LENINHA

Uma das personalidades empresariais e políticas que mais se destacaram na região cacaueira em 2012 foi Marilene Duarte dos Santos (Leninha-foto). Inteligente, carismática e que desistiu de sua candidatura a Prefeitura Municipal de Itabuna para apoiar o prefeiro eleito Vane do Renascer. A nossa reportagem foi ao encontro de Leninha que falou sobre a sua empresa, de política e o que espera da nova administração. Leninha também lamentou o fechamento da Azaléia que provocou o desemprego de centenas de pessoas.
Correio dos municípios –                                   Inicialmente vamos falar sobre a sua empresa. Quando foi fundada a Auto Escola regional, ela  está em quantos municípios e tem quantos funcionários?
Leninha – A nossa empresa tem aproximadamente 30 anos, tem funcionários suficientes para atender a filial que é em Itabuna e as filiais em Ubaitaba, Ilhéus Vitória da Conquista e em breve em Conceição do Jacuípe.

É difícil para uma mulher administrar uma empresa como a sua que vem crescendo?
- Não! As mulheres têm realizado um papel muito interessante na sociedade. É lógico que em nosso caso contamos com funcionários especializados. São pessoas preparadas para o trabalho que fazem. Administrar é principalmente ter confiança nos colaboradores. É ser amiga de todos e ter compreensão.

O que mais afeta um empresa?
- Os encargos sociais. Não tenha dúvida. São muitas  taxas, muitos impostos. Quem não tiver um grande equilíbrio fecha as portas.

Quais os serviços prestados pela sua empresa?
- Nossa empresa é qualificada em ensinar às pessoas para se habilitarem nas classes de A a E. São prestados os serviços de habilitação, mudança de classes e renovação de carteiras e cursos de reciclagem de pessoas que têm pontos na carteira.

Como conquistar um conceito tão grande já que o ramo de atividade é muito concorrido?
- Eficiência no trabalho prestado. Responsabilidade nos ensinamento já que estamos lidando com pessoas que irão trabalhar ou mesmo dirigir veículos, Para isso tem que chamar a atenção de detalhes que podem custar vidas.  

Entrevistando você pode deixar de falar em política. Nos dias de hoje as mulheres estão mais ativas politicamente. O que lhe despertou para a política?
- Faço política desde que nasci. Casei com um comunista. Ele se foi e eu continuo a fazer política. Está no sangue, Não tem jeito. Em todas as atividades existe política.

“...eu continuo a fazer política”

Você é uma das fundadoras do PPS que foi parar no PMDB. O que a levou para lá e porque desistiu de uma candidatura que poderia ser viabilizada?
- Em 1992 fui candidata a prefeita de Itabuna. Naquela época elegemos o vereador Domingão, De lá para cá continuei lutando dentro do partido e nas eleições de 2008 elegemos dois vereadores que não entenderam que o PPS é um partido sério, não entenderam o que é ser um vereador. O comportamento dos dois vereadores, que foram afastados pela presidente me vez sair do partido até porque o procedimento de expulsão demora muito. Bati asas e voei mesmo com muita dor. Criamos o movimento ‘Reage Itabuna’ e o meu nome foi ventilado para ser candidata pelo PMDB. Descobri que o partido não tinha interesse de consolidar uma candidatura. Então me afastei naturalmente

Porque o seu apoio a Vane do Renascer? 
- O apoio a Vane se deu da seguinte maneira: fiquei sem partido, muita cobrança das pessoas solicitando a minha preferência e então me sentir no dever de apóias um candidato que eu acredito. Apoiei Vane por acreditar nele, nas suas propostas de desenvolver Itabuna, trabalhar para a classe mais humilde.

O prefeito eleito foi diplomado e vai assumir o cargo em janeiro. Quais as suas perspectivas?
- Eu acredito nas mudanças em seu governo. Ele fará um grande governo porque é um homem honesto, competente. Vane é um homem que tem muita fé em Deus.

“Vane é um homem que tem muita fé em Deus”

Em  sua opinião,  quais são os setores que a nova administração deve atacar de imediato?
- Em todos os setores. Tem que existir uma revolução democrática administrativa já que todos os setores estão desgastados. Os funcionários precisam ser motivados. Os secretários terão que conversar com eles tratar melhor. Um bom dia, boa tarde não faz mal a nenhuma pessoa. 

Quando você desistiu de ser candidata ficou magoada com as fofocas de que você iria apoiar Juçara, apoiar Azevedo?
- Respeito muito o prefeito Azevedo, tenho certeza que Juçara faria uma grande administração. Gosto muito dela.

O seu nome já uma marca na região cacaueira. Qual o seu destino político já que se fala muito em uma candidatura sua a deputada estadual?
- Tudo é possível na política. Eu era candidata e prefeita e não disputei as eleições como não sou candidata a deputada e de repente poderei disputar uma vaga; Na política tudo acontece rápido. Fico alegre por meu nome está sempre lembrado pelos amigos. Política eu faço todos os dias. Faço política com a cabeça. Sem interesse.

Sua mensagem de Natal?
- Peço muita luz e muita Paz. Que os jovens tenham oportunidades, que as pessoas tenham empregos. Um problema recente é o fechamento da Azaléia que deixa muitos pais de famílias desempregados, desesperados. Infelizmente tem políticos que não respeitam a dor das pessoas, mentem. Tem gente que não sabe ser gente.

“ Tem gente que não sabe ser gente”

Nenhum comentário:

Postar um comentário