SALVE O RIO CANHOEIRA, ELE SOFRE COM A FALTA DE OXIGÊNIO E OS PEIXES ESTÃO MORRENDO!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ANIVERSÁRIO DE TIM MAIA



Tim Maia completaria 70 anos nesta sexta-feira
(Portal Terra)

Se estivesse vivo, Tim Maia completaria 70 anos nesta sexta-feira (28). Considerado um dos nomes mais importantes da música brasileira, o cantor influenciou - e continua inspirando - gerações de artistas.

Sebastião Rodrigues Maia nasceu em 28 de setembro de 1942 no Rio de Janeiro. Atendendo pelo apelido de “Babulina”, ele começou na música tocando bateria num grupo chamado Tijucanos do Ritmo, formado em uma igreja próxima de sua casa. Em 1957, época em que já era conhecido como Tião Maia, fundou o grupo The Sputniks, em que cantou junto com Roberto Carlos. Mas o conjunto não durou muito. Em 1959, Tim emigrou para os Estados Unidos, onde estudou inglês e teve seu primeiro contato com a soul music, chegando a participar de um grupo, o The Ideals. 

Em 1968, Tim produziu o álbum A Onda é Boogaloo, de Eduardo Araújo, levando um pouco da sonoridade do soul para a Jovem Guarda. No mesmo ano, Roberto Carlos gravou Não Vou Ficar, canção escrita por Tim. A música também entrou na trilha sonora do filme Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa. Ainda em 68, ele lançou seu primeiro compacto solo, com as canções Meu País e Sentimento.

Mas foi só em 1969 que a carreira de Tim começou a se consolidar no Brasil, quando gravou um compacto com as músicasThese are the Songs e What do you Want to Bet. No ano seguinte, lançou seu primeiro LP, Tim Maia, que ficou em primeiro lugar no Rio de Janeiro por 24 semanas. Nesse trabalho, estão sucessos como Azul da Cor do Mar, Coronel Antônio Bento, Primavera e Amo Você. 

Nos três anos seguintes, vieram os discos Tim Maia Volume II, Tim Maia Volume III e Tim Maia Volume IV. Nesse período, surgiram canções como Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar) e Gostava Tanto de Você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário