SALVE O RIO CANHOEIRA, ELE SOFRE COM A FALTA DE OXIGÊNIO E OS PEIXES ESTÃO MORRENDO!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CURIOSITY CONTINUA EXPLORANDO MARTE

Rocha medindo 25 cm de altura com 40 cm de largura na base será analisada pelo Jipe-robô em Marte (iG São Paulo – AP)

O robô Curiosity, que chegou a Marte em 6 de agosto, retomou suas explorações no planeta vermelho e vai analisar a composição química de uma rocha do tamanho de uma bola de futebol americano.

Os pesquisadores estão usando câmera de Curiosity para encontrar potenciais alvos no solo. Imagens recentes revelaram estrias escuras em rochas na área Glenelg que têm aumentado o interesse dos pesquisadores na área. Além de tomar imagens de terra, a câmera também captou imagens do céu. Na semana passada, o Curiosity fotagrafou eclipses em Marte, as imagens podem trazer informações importantes sobre a lua marciana Phobos.

"Na noite passada percorremos mais 30 metros, levando a 289 metros a distância percorrida pelo robô até agora", disse John Grotzinger, do Instituto Tecnológico da Califórnia (ITC), cientista integrante do projeto.

"Fizemos bons avanços rumo a Glenelg", área geologicamente interessante na interseção de três tipos de terreno, destacou durante coletiva por telefone.

"Neste momento estamos na metade do caminho para este lugar, mas paramos periodicamente para fazer atividades distintas como, ao longo de toda a semana passada, a verificação das ferramentas", afirmou Grotzinger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário