SALVE O RIO CANHOEIRA, ELE SOFRE COM A FALTA DE OXIGÊNIO E OS PEIXES ESTÃO MORRENDO!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

PRESOS FORAM SOLTOS EM CUBA

Cuba liberta Fariñas e outros dissidentes detidos no funeral de Oswaldo Payá

A polícia cubana libertou o dissidente Guillermo Fariñas, Prêmio Sakharov 2010 do Parlamento Europeu, preso na terça-feira juntamente com dezenas de opositores em Havana durante o funeral de Oswaldo Payá. Além de Fariñas, a maior parte dos cerca de 50 dissidentes detidos no enterro de Payá foram soltos pelas autoridades cubanas.

"Estive detido por nove horas na Escola de Policiais de Tarará (a leste de Havana) juntamente com cerca de 20 opositores. Depois me trouxeram de carro para cá", declarou Fariñas por telefone de sua casa em Santa Clara, 270 km a leste de Havana.

Fariñas, um psicólogo de 50 anos que fez várias greves de fome contra o regime, relatou que foi libertado "sem acusações", assim como o resto dos detidos que estiveram com ele no quartel de Tarará.

Fariñas explicou que, ao ser preso perto da igreja onde foi realizada a missa fúnebre de Payá, "recebeu um soco na bochecha esquerda" e foi "colocado de forma violenta" em um ônibus que o conduziu com outros detidos à Escola de policiais, onde foi interrogado.

"Eu perguntei (ao agente do interrogatório) que lei me impedia em Cuba de caminhar ao lado de um carro fúnebre, mas ele não soube me responder", afirmou.

Os dissidentes foram detidos por agentes à paisana a cerca de 100 metros da Igreja do Divino Salvador do Mundo, ao término da missa fúnebre, enquanto gritavam palavras de ordem contra o regime cubano, de aspectos comunistas.

Payá, católico de 60 anos e líder do Movimento Cristão Libertação, morreu em um acidente no domingo quando viajava com outras três pessoas e o carro em que estava se chocou contra uma árvore perto de Bayamo, 744 km a sudeste de Havana, segundo o relatório oficial.

Dois filhos do opositor afirmaram, por sua vez, que o carro no qual seu pai viajava foi atingido em várias ocasiões por outro veículo até ocorrer o acidente, que também matou o dissidente cubano Harold Cepero Escalante, enquanto um espanhol e um sueco, ambos ativistas políticos, ficaram feridos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário